DuPont EPIs

Aprenda como evitar choques elétricos e salve sua vida!

Saber como evitar choques elétricos no ambiente de trabalho é fundamental. O motivo? Além de um ramo altamente desafiador, para quem não usa os EPIs certos e não está por dentro dos riscos que estão sujeitos a acontecer, pode ser perigoso também. Mas não se preocupe. Hoje você vai saber detalhes de como evitar choques elétricos e entender a presença da eletricidade no nosso dia a dia. Porque, assim como água e alimentação, a energia é fundamental para a nossa sobrevivência.

Mas, afinal, o que é choque elétrico?

É o estado depressivo de várias funções vitais do nosso organismo que pode ameaçar a vida quando os ferimentos visíveis não parecem fatais. Por isso, é muito importante aprender como evitar choques elétricos.

O choque  elétrico geralmente acontece quando o corpo sobe de temperatura muito rápido. Por isso a importância (e, em alguns casos, até a obrigatoriedade) de EPIs específicos, como: DuPont™ Nomex®, luvas, capacetes e até máscaras.

 

Saiba como evitar choques elétricos 

O choque elétrico aconteceu? É hora de se acalmar, respirar, agir com cautela e  seguir as orientações abaixo.

Para garantir a sua segurança e a de quem está envolvido na situação, confira em detalhes este post:

  • Melhore a circulação do local
  • Não deixe a vítima aquecida
  • Deixe o trabalhador deitado
  • E, se houver ferimentos, deite-o de lado.

Ah, vale lembrar que a vítima não deve consumir nada, enquanto estiver inconsciente ou apresentar vômitos, convulsões e ferimentos abdominais ou cerebrais.
Confira mais detalhes aqui

Dia a dia x choques elétricos
 como evitar choques elétrico

 

Além de ser fundamental para o nosso cotidiano, considerando o uso de geladeiras, micro-ondas, televisões, celulares e diversos dispositivos eletrônicos, a energia elétrica também pode ser o combustível necessário para movimentar motores, por exemplo. Então, consequentemente, não apenas trabalhadores precisam saber como evitar choques elétricos. Quer proteger você e sua família? Olha só o que você pode fazer;

  • Verifique a voltagem das tomadas da sua casa para evitar curto-circuito e que os seus aparelhos eletrônicos queimem;
  • Se a temperatura do seu chuveiro oscila muito, dê uma olhada no disjuntor da sua casa;
  • Celular carregou 100%? Tire da tomada;
  • Se você vai viajar por muitos dias, desconecte seus eletroeletrônicos.
  • E, se possível, reduza o uso de eletrônicos durante as tempestades e revise instalações técnicas.

Você também pode ficar por dentro de tudo sobre como evitar choques elétricos com quem entende do assunto. Aqui o nosso especialista Eduardo Moreira, deu uma verdadeira aula sobre este assunto.

Exercer suas atividades com consciência e saber como evitar choques elétricos, farão com que os perigos da eletricidade fiquem bem longe de você. Assim, sobre mais tempo pra gastar energia com o que realmente importa: a sua saúde.

 

Posts relacionados:

Dicas

Queimaduras elétricas: aprenda a como reagir se o funcionário se machucar

Por maior que seja a nossa preocupação e zelo com a saúde e segurança dos funcionários, infelizmente, acidentes podem acontecer. É por isso que precisamos ficar extremamente atentos e sempre prontos para reagir da melhor maneira possível. E no caso das queimaduras elétricas, não é diferente. Mas antes de tudo, é importante entender quais são […]

Leia mais
Dia a Dia

O que acontece com o corpo após um choque elétrico? E como evitar?

Receber uma corrente elétrica no corpo humano pode causar sequelas irreversíveis ou até danos fatais com um choque elétrico. Segundo as últimas pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), em 2018 foram registrados 1424 acidentes ocasionados por correntes elétricas no Brasil. É primordial entender que um choque elétrico só […]

Leia mais
Destaque Segurança do Trabalho

Dúvidas sobre o Arco Elétrico? Descubra tudo com um especialista no assunto!

Você já desejou não correr nenhum risco ao trabalhar com um arco elétrico? Então você PRECISA acompanhar o depoimento de nosso especialista em arcos, Eduardo Moreira!  Nele, além de saber exatamente o que é um arco elétrico e como ele se forma, você também conhecerá a melhor maneira de estar protegido!  E, como sabemos, a […]

Leia mais

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador e para analisar o desempenho e o tráfego no nosso website. Nós também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise.

-->